Filosofia Astrológica - Júpiter em nossas vidas.

"A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída. Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós, não talvez aquela sobre a qual nós mesmos nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós." A. J. Cronin

Júpiter, segundo a Astronomia, é um planeta gasoso e o maior que temos em nosso sistema solar. Sua jornada em torno do Sol dura, aproximadamente, 12 anos. Pela visão astrológica, a cada 12 anos de nossas vidas, Júpiter "dá as caras" e revela os seus grandiosos benefícios diretamente em nós. Porém, isso pode não acontecer assim tão beneficamente conosco. Isso dependerá muito de como ele está posicionado em nosso mapa natal e qual é a nossa atual atitude mental para receber tais bênçãos.

Júpiter é o planeta que representa a nossa expansividade. Com ele, podemos ver os horizontes disponíveis e sentir estímulo o suficiente para alcançá-los. Por isso, ele rege o estrangeiro e tudo aquilo que nisso rodeia. É o grande conhecimento do mundo a ser explorado, a culinária alheia a ser experimentada, o idioma novo a ser aprendido, aquela(as) viagem(ns) a ser(em) feita(as), a meditação bem aplicada (considerada uma viajem também, mas interna), os livros e a filosofia que engrandecem a mente, as leis dos homens e do universo que sugerem como devemos agir conforme a ética e a moral.

Esse planeta, que represa Zeus na cultura grega, no nosso mapa indica as potências de crescimento que possuímos. Quando bem posicionado, temos uma visão de estudar sempre, pois o conhecimento é incessantemente bem-vindo. Assuntos como filosofia e sabedoria universal fazem do indivíduo um ser instigante, com possibilidades, até mesmo, de conquistar altos níveis acadêmicos, posição de destaque e respeito social. A religião e a espiritualidade ganham um papel importantíssimo, pois a fé, o acreditar em algo superior é uma injeção de ânimo para dias ruins, que nos fazem almejar momentos mais prósperos. 

O estudo profundo, seja ele em qual área for, sempre beneficia aqueles que transmitem e/ou os que aprendem. O mundo não seria o que é hoje se não houvessem pessoas dispostas a repassar, com sabedoria, aquilo que aprendeu, para que mais pessoas possam se desenvolver e evoluir em suas vidas. Mestres, doutores, gurus, mediadores, sacerdotes são exemplos de pessoas com características citadas acima.

Caso Júpiter esteja em uma posição desafiadora no mapa natal, a pessoa sente dificuldades de se expandir. Assim sendo, o olhar para o futuro não é promissor, a cultura é retraída, com tendências a ficar somente no seu "mundinho", a ignorância pode ganhar espaço, assim como a intolerância e a falta de senso de justiça, trapaceando em seus caminhos. Mas claro, tudo isso deve ser delineado com cuidado, pois um mapa funciona como um todo e não com aspectos isolados.

Sabe quando uma pessoa gosta de uma língua estrangeira e/ou tira boas notas na escola com essa matéria? Ou quando alguém alcança uma faculdade, duas, ou, até mesmo, níveis de pós-graduação? Tudo isso são sinais de Júpiter, primeiramente, bem posicionado. Agora, se vamos abraçar as vantagens que ele proporciona, então já é outra questão.

Interessante é que a expansividade jupiteriana não é assim completamente favorável. Vamos pensar o seguinte: o sol é uma estrela que aquece nosso planeta. Funciona para as plantas, traz luz e cores, alegra e desperta vitaminas em nosso corpo. Porém, se ficarmos por muito tempo debaixo do sol, temos chances de manchar nossa pele, nos queimar e, em um extremo, desenvolver um câncer de pele. Isso é o que chamamos de ultrapassar limites. Ou seja, a expansividade aqui não foi aplicada com sabedoria e, em vez de ser vantajoso, trouxe problemas.

O importante é que sempre devemos saber onde, como e quando agir, pois nem toda oportunidade deve ser agarrada. A medida certa é necessária em tudo na nossa vida. Não é que dizem que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose? Então. 

Com Júpiter, temos otimismo o suficiente para nos libertarmos do que for e proteção divina para nossos passos. E, assim como no trecho citado de A. J. Cronin, há um mundo de oportunidades esperando por nós. Esperando pelo momento em que estivermos prontos, com fé sábia, para deixar as dores do passado curadas e abrir os braços para alcançar as estrelas dos nossos sonhos.

Por Rd Rodolfo.

*

E você, como está Júpiter em seu mapa natal e o que ele tem te ensinado? Comente aqui embaixo as influencias que você já sentiu. Vamos compartilhar nossas experiências.

***

📸 Acima temos uma fotografia do planeta Júpiter em nosso sistema solar, por Nasa.
🎨 Edição por @rd_rodolfo_


Comentários

Postagens mais visitadas