Filosofia Astrológica - O arquétipo dos elementos em nossa personalidade: o Fogo.


A Astrologia Tropical trabalha, basicamente, com os quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água. E em se tratando de um mapa natal, eles são primordiais para nós entendermos um pouco mais da nossa personalidade e de como agimos e vivemos.

O Fogo traz o arquétipo da vida. Dela, temos energia para começarmos a fazer as coisas acontecerem neste mundo. É o espírito que nos entusiasma em escolher com coragem, bravura, ímpeto e brilho. 

Esse elemento é o que inicia os projetos. Com ele, podemos ver a luz da esperança aparecer e apontar um novo caminho, que antes nem mesmo era cogitado. Sem essa energia, a matéria ficaria estagnada, sem forças para combater, lutar, amar ou mesmo sair do lugar.

A alegria nasce do Fogo, que inflama corações e contagia como se fossem mais lenhas a serem transformadas em brasa pelo calor. Transformação é outra palavra associada à esse elemento. Tudo o que o Fogo toca, modifica-se. Então, podemos testemunhar isso quando a raiva destrói ou quando a coragem afasta a escuridão do medo, assim como uma chama na caverna o faz.

Quando o elemento Fogo é bem utilizado por nós, somos capazes de lutar como guerreiros e amazonas e sairmos vencedores de alguma situação. Ou somos hábeis de abrigar em nosso coração o carisma e a imaginação para construir um mundo melhor para a humanidade. Ou mesmo, a capacidade de entusiasmar alguém que necessita de inspiração.

Sem disciplina e canalização dessa energia ígnea, podemos ser levados para discussões infrutíferas, inimizades, guerras, ego inflado, perca da autoconfiança, narcisismo, violência, estagnação, ímpeto, impulsividade, pressa e falta de aperfeiçoamento.

Podemos ver isso em mapas astrais pelos signos de Áries, Leão e Sagitário. Eles fazem o triângulo sagrado ígneo e manifestam-se mais ou menos forte conforme o horário de nascimento de cada um de nós. Cabe a pessoa conhecer seu mapa, ser verdadeira consigo mesma e buscar entender cada traço de Fogo existente. Ele pode estar equilibrado, mas pode ser que não. Então é aí que começa a tua jornada de autoconhecimento: o balanceamento.

Você sabe como está o seu elemento Fogo no seu mapa? Sabe como lidar com essa energia que tanto pode destruir como criar?

Por Rd Rodolfo.


📸 Imagem por Pinterest. Se alguém conhecer o(a) autor(a), por favor, contatar para dar os devidos créditos.

🎨Edição por @rd_rodolfo_

Comentários

Postagens mais visitadas