Filosofia Astrológica - O leão de Nemeia, o dominador.

Leão ♌ o segundo signo ígneo do zodíaco. Ele é regido pelo Sol. Ambos, brilhantes e doadores de vida, estão correlacionados com o nosso ego, o amor que temos e doamos, o poder da nossa identidade, etc. Leão possui a sabedoria de amar a si mesmo para, a partir daí, dar amor aos outros. 

Mas, então, por que temos esse animal para essa analogia? Como foi que nossos antepassados ligaram os pontos entre nós com essa simbologia? 

Como escrito em outros textos, para entender melhor o signo, é necessário ler o mito que dele advém.

Na Argólida (região do Peloponeso), nas planícies de Nemeia, havia um grande e dominador leão. Ele vivia em uma caverna e, segundo algumas fontes, ele saía para aterrorizar os moradores das redondezas. Os homens mais valentes armavam-se todos e iam em direção da caverna para matar e derrotar o leão. Porém, sempre sem sucesso, pois o animal possuía uma pele impenetrável, sendo indestrutível a qualquer arma humana. Sendo assim, o leão acabava por devorar todos aqueles que tentavam desafiar a bravura dele.

A história desse leão se espalhou e ficou famosa. Héracles, personagem que deu as caras no signo anterior (Câncer) participou dela. Assim como ele teve que enfrentar a Hidra de Lerna, na jornada mais conhecida como "Os doze trabalhos de Hércules", ele foi incubido a enfrentar o leão de Nemeia como um de seus trabalhos, no objetivo de conquistar a imortalidade dele, pois era filho de Zeus com uma humana, Alcmena. Esse foi o seu trabalho iniciático, também a mando de Euristeu (representante de Hera).

Quando Héracles soube de sua missão, pensou que seria algo fácil de vencer. Entretanto, desconhecia o tamanho e as habilidades do leão. Chegando na caverna do animal, Héracles usou todas as suas armas contral o bicho, porém, sem êxito. Foi aí que ele pensou que, se continuasse com as mesmas estratégias, não venceria, já que estava fazendo mais do mesmo.

A tática tinha que mudar. Agora Héracles decide que deveria defrontar o leão corpo-a-corpo, e assim o fez. Segundo as versões, Héracles deu um golpe mortal na cabeça do animal, que caiu desacordado. Ele terminou a luta por estrangular o leão e pôr fim na tirania dele.

Héracles tentou tirar a pele do animal, mas só conseguiu porque usou das próprias garras do bicho para cortar. Héracles utilizou desse órgão como proteção, já que a pele era impenetrável, e fez de elmo a cabeça do leão, mostrando todo o seu regresso e vitória nesse confronto.

O mito do Leão ♌ é pequeno e sem muitos personagens e intrigas. Porém, é cheio de detalhados simbolismos a serem decifrados. A energia desse signo está voltada para o nosso "eu". A nossa personalidade, nosso lugar, é a primeira coisa que existe para nós. Cada um de nós somos o personagem principal da nossa história. Sem você, a sua vida não existe.

Porém, o que temos que analisar é o ego nosso de cada dia. Há momentos em que ele pode ser tão grande, que pode "cegar" quem está ao nosso redor (no sentido de obscurecer a individualidade de cada um, com autoridade excessiva e abusiva, não permitindo aos outros o poder da escolha) e, até mesmo, amedrontar, assim como o leão fazia. O Sol, seu regente, não atua de modo diferente. Para quando os homens iam confrontar o animal com armas graças, é como nós não podemos nem olhar para o sol, tamanha é sua força e calor. Até hoje nenhuma arma humana chegou nem longe do nosso astro.

Outro fato interessante para assimilamos é a correspondência desse signo com os homens mencionados. Leão ♌ é de princípio ativo (masculino). Rege os homens, as autoridades do mundo, como reis, governantes, líderes e ditadores. Além de ter ligação com o pai e seu trato conosco. No mito, só o que vemos de humano são homens. Héracles, carrega em si o arquétipo do herói, bastante conhecido em Leão, pois foi ele que derrotou o animal e salvou todas as pessoas de futuros danos.

Quando Héracles não consegue vencer o leão com suas próprias armas e decide ir sem elas, é o momento de aflição que passamos quando temos que lidar com as exigências do nosso ego, sempre em uma relação conosco para com os outros. Para entendermos nossos rugidos, nossos barulhos, nossas tiranias e fome como algo maléfico em nossas vidas, só agindo com coragem (com o coração) e entrando na escuridão da caverna, nús das nossas defesas e ousadias, na escuridão de si mesmo.

Mas nem tudo é dor. A solução está, justamente, no problema. Assim como Héracles só pôde tirar a pele do leão com as garras do próprio, é assim que deveríamos começar a olhar as dificuldades. Já que Leão ♌ é sobre o "eu" e como atuamos, o melhor é olhar para si, não para o outro. Olhe aqui, não lá.

Quando, finalmente, alguém vence o leão dela, é quando essa pessoa pode dizer que regressou. Ela foi lá, tentou, falhou, calculou, enfrentou e derrotou o que tinha para ser.

Leão é muito rico. Há mais mitologias referentes a ele para estudarmos. As suas sabedorias estão em outros deuses solares, que serão abordadas em breve!

Obrigado pelo seu tempo e qualquer coisa é só perguntar.

📸 Imagem dos arquivos do Pinterest. Se alguém conhecer o artista, por favor, informar.
🎨 Edição por @rd_rodolfo_ 

Comentários

Postagens mais visitadas