Filosofia Astrológica - Os Luminares pt IX - Touro, o receptáculo da vida.


O Sol brilhando em campos verdejantes ilumina a nossa mente com a sabedoria da matéria:

- Recorde a trajetória de uma árvore. Perceba que antes de atingir sua forma adulta, ela era apenas uma semente que, depois de enterrada, fixou-se em pequenas raízes e buscando por mais alimento (a luz e a água) gastou energia para se firmar e amadurecer na superfície. 

Na mesma lógica, o corpo humano se desenvolve. Logo ao nascer, procura ser amparado e por meio de sua raíz, a mãe, se alimenta e obtém cuidados. Ambos são seres recebedores do mistério da vida/espírito (Áries). Uma vez enviada essa energia, ela deve ser recebida em algo que a mantenha, um receptáculo. O corpo humano, assim como uma árvore, é moldado para isso e enquanto conter vida deve haver o zelo necessário para a devida manutenção, caso contrário ele morre. Sendo assim, o corpo é o primeiro estabelecimento do ser humano.

Todo o seu consumo se baseia em matéria, porque o corpo é a própria matéria. Basicamente, os bens que tu adquires para conservá-lo são originados pelo trabalho somado ao financeiro, sendo este último (o dinheiro) o instituidor primordial de diversos valores.

Olhe para o seu corpo com amor e perceberás que todos as coisas ao teu redor são sentidas primeiramente por ele. Comece sendo sensorial. A tua pele tem o poder de sentir a matéria, enxergando o mundo por ela. Todas as dores e prazeres disponíveis são aceitas dependendo do valor dado a cada uma delas. Se o que te faz bem é acolhido por ti, é porque demonstras contentamento e alegria para com o teu corpo. Caso o que te faz mal é mais reconhecido, ou seja, mais valorizado, então é sinal de que o sofrimento é teu amigo.

Entenda o paladar. Se uma pessoa mantém seu corpo com alimentos preferidos e saudáveis, logo ele será nutrido e terá bem-estar, pois saciou a dor da fome e do desejo. Quem não alimenta a si mesmo com o que lhe faz bem, se perde em desgostos na vida e enfraquece, aumentando as chances de doenças. Se o receptáculo adoecer nada mais poderá ser conquistado, a não ser recorrer a cura. O estado do teu corpo é a imagem da tua saúde. Os alimentos saudáveis devem ser as primeiras opções de "remédios", não as drogas. A boca é um portal para a curta ou longa vida.

O olfato deve ser o norteador dos teus caminhos. Procure as coisas que cheiram bem a você e as traga para mais perto. Se não contém aroma agradável, é porque não há o que valorizar. Respire e conheça a variedade de ares e atente-se que aquilo que fede não merece a tua confiança. Respire!

Abra os olhos com carinho e admire ao redor. Veja as cores, os formatos, os contrastes, as figuras, todas as semelhanças e diferenças que existem nesse mundo. Reconheça a beleza como fonte de autoconfiança. A imagem do teu corpo é o nível de segurança e poder de atração que o habita. Os acessórios corporais são símbolos e reflexos de desejos inconscientes, imbuídos de valores que precisam ser expressados por ti. Alguém confiante pode vestir-se de nudez e não sentir receio do que o outro pensa a seu respeito. Outros, adornam-se para esconder o medo. A beleza, seja ela como for, é necessária para firmar a tua segurança.

Os sons complementam os outros sentidos. Desenvolver a audição é saber a diferença entre estar em alerta diante o perigo ou se tranquilizar na presença de ondas musicais harmônicas. O corpo é um aparelho cheio de ruídos. Entenda a sua confusão sonora antes de se envolver com as confusões alheias.

Touro é a matéria que se firma no mundo, a base. Sendo o corpo o teu primeiro templo e digno de respeito. Aqui ainda não há algo além de posses, na intenção de sustentar a vida. Quem em nada se segura, em nada pode properar. 

Obrigado pelo seu tempo e qualquer coisa é só perguntar.

Texto publicado originalmente em 04 de maio de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas