Filosofia Astrológica - Os Luminares pt IV - a Lua.
A lua, o satélite natural da Terra, é um astro que nos fascina facilmente.
Não raro, pessoas costumam fotografá-la e buscam palavras bonitas para retratar o encanto que é observá-la. São várias as correlações criadas sobre. São histórias que nasceram em tempos remotos e permanecem através deles. Mas, por que será que (não só nós) muito seres vivos no globo possuem essa admiração pela lua, além de reger a vida dos mesmos com sua mutação a cada sete dias?
Esse mistério só poderia ser dela, dona das águas - a água: o próprio mistério da vida.
Não diferente do Sol, nossos ancestrais buscaram apoio espiritual na Lua. Acreditavam que ela era uma deusa feminina, com várias faces e encantos, regendo todo um sistema de correspondência. Ainda hoje há religiões e espiritualidades que relacionam esse antigo espírito com o satélite. Estamos cheios de artes por aí (quadros, símbolos, contos, etc) que corroboram isso.
Para que a Lua dê uma volta completa ao redor da Terra são necessários 28-29 dias. A viagem do Sol no mundo (geocentrismo) é de 365 dias. A diferença nas trajetórias de ambos não é a toa e transforma a execução das energias conosco, destacando a individualidade de cada um. O satélite sofre rápidas transformações no céu, assim como nossas oscilações emocionais. Emocionais?
Sim, essa espiritualidade lunar não difere tanto assim na Astrologia. A Lua simboliza, em visão individual interna, o instinto, a manifestação das nossas emoções, como nos ambientamos diante as diferentes ocasiões, além do cuidado próprio e com o outro.
Em visão individual externa, é o contato com a mãe e seu acolhimento, as avós, esposas, amigas, nossa casa, família e como construímos um lar.
E por fim, em visão coletiva, isto é, o sentir perante a humanidade e onde está a tua "verdadeira raíz" - o pertencer de uma nação.
Há várias vertentes de Astrologia. No ocidente, o planeta mais popular acabou sendo o Sol. Isso se deu porque o mesmo é de fácil relação com o ser humano: símboliza o ego, o brilho individual e aquilo que naturalmente somos perante a comunidade. Porém, a Lua nunca foi menos importante. Não devemos esquecer da sua representação em nosso psicológico. Considere vital conhecer mais sobre ela em você, qual casa e signo está te influenciando, pois esse luminar é uma das chaves de teu passado, do teu ponto de partida para o mundo e da saúde mental individual e coletiva.
"Nunca agrida a sua Lua."
Obrigado pelo seu tempo e qualquer coisa é só perguntar.
Por @rd_rodolfo_
Texto publicado originalmente em 06 de abril de 2020.


Comentários
Postar um comentário